segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ratatouille - O maior de todos


"De várias maneiras o trabalho de um crítico é fácil. Nós nos arriscamos muito pouco e ainda desfrutamos de uma posição confortável sobre aqueles que submetem seu trabalho e a si próprios ao nosso julgamento. Nós nos refestelamos escrevendo crítica negativa, que é divertida de escrever e de ler. Mas a verdade amarga que nós, críticos, temos que encarar é o fato de que, no grande esquema das coisas, até o lixo medíocre tem mais significado do que a nossa crítica em si. Mas há momentos em que um crítico verdadeiramente arrisca algo, e isso ocorre na descoberta e na defesa do novo. O mundo é geralmente inóspito para o novo talento, novas criações. O novo precisa de amigos. Noite passada, eu experimentei algo novo, uma refeição extraordinária preparada por uma fonte singularmente inesperada. Dizer que tanto a refeição quanto quem a preparou desafiaram meus preconceitos é uma grosseira simplificação. Ambos me abalaram em meu âmago. No passado, não fiz segredo do meu desdenho pelo famoso lema do Chefe Gusteau: Qualquer um pode cozinhar. Mas só agora verdadeiramente percebo o que ele queria dizer. Nem todo mundo pode se tornar um grande artista, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É difícil imaginar alguém com origem mais humilde do que o gênio agora cozinhando no restaurante Gusteau’s e quem, na opinião deste crítico, não é nada menos do que o maior chef da França. Estarei voltando ao Gusteau’s em breve, faminto por mais”.

Viu, Chaplin?
O cinema sonoro tem salvação.

2 comentários:

Gabriela Ventura disse...

Alô. estou sempre procurando blogs sobre cinema. O seu achei na comunidade "good writing...". Gostei muito. Divertido e bem menos pretensioso do que a maioria dos críticos de cinema que conheço. (aqueles que pensam que cinema bom é o iraniano do quintal do diretor)

vou colocar na minha lista de blogs a ler.

Um abraço!

Gabriela Ventura disse...

só para dizer que faço gosto de fazer parte de sua 'reservada e impopular' lista de blogs amigos.

sua mãe o lê? Pois é, nem a minha, mas da minha parte acho divertido postar asneiras no cyberespaço. ;)

agora, você bem que poderia atualizar esse blog com mais freqüência, não?