terça-feira, 28 de abril de 2009

TOP 5 - As piores cenas de luta no cinema



Cenas de lutas sempre empolgam pela sua catarse, estética do balé da violência, criatividade visual, identificação de garra, superação e vitória com o herói (a cena da foto é a minha favorita, do filme "Quem sou eu?", com o Jackie Chan).

Mas muitas vezes as cenas não atingem nada disso e entram para o querido hall das piores (ou melhores, dependem do humor) lutas já registradas em celulóide. São para essas queridas cenas que vai a minha homenagem de hoje.

Foi difícil separar apenas 5. Achar uma ordem hierarquica então foi pior ainda. Fica então em ordem aleatória.

1 - Jornada nas Estrelas (não sei qual, também não me interessa saber)

Na minha infância sempre fui mais fã de Star Wars que Star Trek, por achar a turminha do capitão Kirk muito parada. Mas se eu tivesse assistido essa cena de luta quando criança, viraria trekker de carteirinha.



2 - De Hollywood para Bollywood (também não sei que filme é)

Shakti Kapoor é o nome da fera. O grande herói do cinema indiano. Podem falar mal dele, mas tenho quase certeza que esta cena inspirou os combos e fatalities do Mortal Kombat. E Sergei Eisenstein e sua turma do construtivismo russo ficariam orgulhosos do uso ultra-avançado da montagem nos super golpes.



3 - Cinderela Baiana

É uma cena muita a frente de seu tempo. Precisava juntar o Julio Bressane, o Ruy Guerra e o David Lynch pra explica-la. Eu por exemplo não entendi bulhufas. Palmas para o diretor Conrado Sanchez, Carla Perez e Alexandre Pires.



4 - China, o berço do cinema de artes marciais.

Uma luta repleta de reviravoltas metafísicas, saídas poéticas, domínio de anatomia humana e efeitos convincentes. Pioneirismo inalcançável.



5 - Filmes B de Hollywood, o berço do humor involuntário.

Essa é a cena de luta mais conhecida do Youtube. Não é por acaso. A grande magia aqui é a iterpretação comovente de atores que realmente acreditam na beleza de suas coreografias e no seus textos inspirados. "Yeah! See ya!"




Tudo isso parece ter servido de desculpa para postar esse video dos piores testes de atores para filmes de kung fu. Assistir isso sempre faz meu dia melhor. Espero que faça o seu também.

Nenhum comentário: