terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprendendo Cinema com Werner Herzog



Do UOL.

Encerraram-se sexta feira as inscrições para a única escola de cinema que Werner Herzog tolera: a que foi criada por ele mesmo. Não fiquem muito decepcionados: as chances de conseguir entrar na Rogue Film School eram extremamente reduzidas, porque, das “centenas” de candidatos Herzog vai escolher apenas 10, talvez 20, “Vai ser apenas um longo fim de semana num hotel em Los Angeles, onde vou compartilhar o que sei sobre técnica de cinema – não a teoria, mas a prática, cinema como modo de vida, cinema de guerrilha.” O candidato ideal, diz Herzog “é provavelmente um leão de chácara num clube de swing e não um cara que sabe de cor teoria cinematográfica”. O currículo vai incluir “a obra de Virgílio e técnicas de arrombamento de portas, muito úteis na nossa profissão. Quem tiver coragem de passar esses quatro dias comigo terá uma experiência inesquecível”.


Lembremos que o Herzog é o cara que deu um tiro de espingarda no seu ator fetiche, o Klaus Kinski, num acesso não incomum de raiva.



E também comeu um sapato (!)


Ah sim. Ele fez Aguire, Fitzcarraldo, O Enigma de Kasper Hause, Nosferatu (a refilmagem), Cobra Verde, O Homem Urso, entre outros clássicos.

Eu trocaria fácil pelo menos metade dos meus 4 anos de faculdade de cinema por dois dias com o cara.

Nenhum comentário: